Início do Conteúdo

CPI sobre Descarte Irregular de Lixo convocará secretária da Infraestrutura ainda em dezembro

No cronograma oitivas e a petição de documentos importantes ao Executivo
Câmara ativa
Imagem da comissão

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o descarte irregular de lixo em Ribeirão Preto foi oficialmente instalada nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal. A primeira reunião ocorreu às 16 horas, na Sala de Comissões, com a presença do presidente da CPI, vereador Isaac Antunes (PL), e demais integrantes da comissão, André Rodini (Novo) - vice-presidente e Lincoln Fernandes (PL) - relator.

Antunes, que lidera a investigação, destacou a importância de uma resposta rápida do Legislativo diante das inúmeras denúncias recebidas desde o incidente.

“Impressionante que mesmo após termos conseguido as assinaturas para a abertura da CPI, ainda continuamos recebendo várias denúncias através de mensagens e vídeos com outros descartes ilegais pela cidade”- disse.

Durante a reunião de instalação, o presidente apresentou um cronograma preliminar das atividades da comissão, que inclui oitivas programadas para o mês de dezembro. Naagenda uma série de requerimentos, incluindo a solicitação à prefeitura de uma cópia do contrato de captação de resíduos sólidos, com a Estre Ambiental.

Os primeiros convocados serão a secretária de infraestrutura, Catherine D’Andrea e o Gestor de Contratos da prefeitura.

“A primeira sessão foi um passo importante para o início da apuraçãodas responsabilidades, com a intenção de garantir transparência, respeito ao dinheiro público e compromisso com a preservação ambiental na cidade”, afirmou o presidente.

A comissão ouvirá também os funcionários da empresa Estre, flagrados descartando entulho na rua Japurá, os fiscais da prefeitura responsáveis por aferir o serviço; além da realização de diligências em locais já apontados como de descarte irregular.

A denúncia

A CPI foi criada após um flagrante ocorrido no dia 3 de dezembro, no bairro Ipiranga, quando funcionários da empresa Estre Ambiental foram vistos descartando entulho em um terreno público, na Rua Japurá, número 1481. O caso gerou grande repercussão e, no mesmo dia, Isaac Antunes protocolou o pedido de abertura da CPI, que obteve o número necessário de assinaturas para ser instaurada.